Experiência Variações

«A produtora Cassefaz lançou o convite ao encenador/cenógrafo/dramaturgo André Murraças para criar um espectáculo que tivesse como base a figura de António Variações, num ano em que se comemora o 25º aniversário da sua morte.

9 a 14 de Junho de 2009
Fábrica do Braço de Prata
Festas da Cidade de Lisboa
Sessões às 21h30 e 23h »

Mais informações:

http://experienciavariacoes.blogspot.com/
Myspace
HI5
Facebook
Twitter
Youtube

Cornell

Sempre fui grande fã da vertente grunge da música, facto que pode ser facilmente comprovado pelo meu gosto nas músicas de Pearl Jam, por exemplo. Precisamente um ano antes do lançamento de Ten, um dos melhores (senão o melhor) de sempre da banda de Seattle, outro grupo estava formado com os actuais membros dos Jam, os Temple of the Dog. Como vocalista estava Chris Cornell, o tipo que me faz escrever este post.
Ora acontece que o senhor Cornell lançou um novo álbum, a solo, num registo bem diferente daquele que foi feito em 1990. Para quem sempre se habituou a ouvir Chris Cornell a cantar a Hunger Strike e, mais tarde, na evolução mais rock dos Soundgarden e Audioslave é capaz de estranhar esta nova versão, produzida pelo também conhecido Timbaland.
No entanto, colocada de parte essa estranheza habitual, o produto final até não parece nada mau, em grande parte devido à voz característica de Cornell. Mas atenção que continuo a preferir o Chris Cornell dos Soundgarden.

Deixo aqui aquela que já ouvi mais vezes em repeat: Part of Me

Abril

Gosto desta altura do ano. Principalmente a que está relacionada com a Revolução dos Cravos. Acho bonito tudo o que tem a ver com o 25 de Abril, da celebração de uma história bonita, da consagração dos ideais da liberdade e da democracia.
Gosto de sair à rua para comemorar o que, há 35 anos, foi conquistado. De passear pelas ruas, de ver os cravos na lapela, de passear pelo Quartel do Carmo. De saber que ali houve gente de coragem para fazer frente ao poder instituído.

Viva a liberdade!

Ajudar a Marta

"A Marta é a nossa filha do meio. Tem 4 anos e em 22 de Janeiro foi-lhe diagnosticada uma Leucemia Mioloblástica Aguda.

Este tipo de Leucemia, por ter grandes probabilidades de reincidir, aconselha o transplante de Medula. Como estávamos "grávidos" depositámos grandes esperanças no sangue do cordão umbilical para transplante. Infelizmente os resultados foram negativos e, neste momento, a Marta não tem ninguém compatível na família.

Nesse sentido fazemos um apelo a que se tornem dadores.

Não custa nada basta preencher um formulário e enviar pelo correio ou para ser mais rápido passar no Hospital Pulido Valente entregar o impresso e fazer na hora uma analise de sangue ou anda ir ter aos vários pontos de recolha que estamos a organizar.

É importante saber que O RISCO FISICO DO DADOR É APENAS DECORRENTE DE UMA COLHEITA DE SANGUE! Para mais informações poderão visitar o site
www.chsul.pt ou http://www.chnorte.min-saude.pt/

Não costumo apelar a estas situações mas esta é mesmo verídica. E não custa nada perder um bocado de tempo a divulgar estes casos.

Mais informações aqui

In the arms of sleep

No outro dia lembrei-me desta música dos Smashing Pumpkins, que já não ouvia há bastante tempo.



Damn...

London

Londres tem um ambiente único. Uma vez lá confirma-se a ideia que se tem da capital inglesa. Há muito mais naquela cidade para além do táxi escuro, do autocarro de dois andares ou da cabine telefónica. Acima de tudo, os ingleses têm orgulho naquilo que conseguiram conquistar, têm orgulho na sua história.

No Museu Victoria e Alberto, houve um momento que me marcou em particular. Numa sala, igual a tantas outras, pedaços de catedrais (!) trazidos de França, provenientes de compras, despojos de guerra ou pilhagens. Verdadeiras monstruosidades em tamanho e significado.
Arrisco a dizer que os ingleses não se esqueceram de ninguém que faça parte da sua história. Todos têm um quadro, um busto, uma homenagem, por miníma que possa ser. Mas o significado de cada uma delas é enorme.

Nos cinco dias que passei em Londres, consegui ver quase tudo. Até as 3h30 que passei numa fila para entrar no Madame Tussauds valeram a pena.

Este é um textinho mínimo em relação ao que poderia escrever sobre a estadia em terras da Isabelinha II. Mas só vos deixo com este pensamento: das melhores viagens que já fiz!

P.S.- E ia perdendo o avião de regresso, eheheh.

Teixeira: uma lição de Neo-liberalismo, uma lição de história...

Sacavém. Coisa para serem umas 15h. Dou entrada num dos espaços culturais de maior requinte da cidade: a barbearia do Teixeira.
Saúdo o anfitrião com um "viva", recebo um "olá, tá bonzinho?". Já sentado no cadeirão da glória atiro - "o costume, Teixeira".
A conversa começa com a eliminação do Porto da Champions. Teixeira, adepto não doente dos azuis mas, ainda assim, arreliado, diz-me que é uma chatice porque "os gajos" até podem não jogar nada mas têm jogadores que resolvem.

Está presente em qualquer enciclopédia com pó que a conversa de barbearia obedece à Santíssima Trindade - Futebol, Tempo, Política. Teixeira não difere desta troika mas resvala da política para a crise. E é aqui que descamba tudo! Às tantas, o barbeiro entra a pés juntos: "Você sabe, não é, que isto no tempo da revolução neo-liberal..."

Poupo-vos à lição de história que me fez sair pouco antes das 16h e, consequentemente, a atrasar-me na entrada ao trabalho. Primeiro pela duração da conversa e depois porque a expressão "neo-liberal", dita numa barbearia, deu cabo de mim. Não fosse a barbearia do Teixeira local de macho e teria-me comovido ainda lá dentro. Grande Teixeira!

Pelo amor de Deus, são iguais...


Está assim provado que o boneco do Avô Cantigas foi feito com base em Vital Moreira. Já não enganas mais criancinhas, Carlos Vidal!

Song for today



Kings of Convenience - Winning a Battle, Losing the War